O Met Gala é um evento beneficente promovido pelo Museu Metropolitano de Arte de Nova York. Em 2024 ele aconteceu na última segunda-feira, dia 06 de maio. Usualmente ocorre na primeira segunda-feira do mês de maio, e arrecada dinheiro para o The Costume Institute, além de marcar a abertura da maior exposição anual do instituto. O encontro é organizado pela editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, e marcado pela presença de celebridades e magnatas famosos ao redor do mundo. Este ano, o tema do Met Gala foi inspirado na obra do autor britânico JG Ballard: O Jardim do Tempo.
O conto de JG Ballard se trata de uma narrativa em que o último bastião dos super-ricos é invadido pela classe trabalhadora. O tema foi escolhido para complementar a próxima exposição do The Costume Institute, que será intitulada de “Belas Adormecidas: redespertando a moda”, em tradução livre. A mostra utiliza tecnologia para dar vida nova a peças de roupas do arquivo do Met, frágeis ao ponto de não poderem mais serem usadas e permanecerem sob vidros. Algumas pessoas interpretam essa temática como uma exploração de ideias da renovação, renascimento, criação e destruição.
Na visão de Larissa Caffeu, especialista em moda e professora do curso de Personal Stylist da Sigbol, o tema escolhido para o Met Gala 2024 é uma excelente escolha para que os convidados do evento exibam looks criativos e dêem espaços para que estilistas possam se expressar por meio da obra de JG Ballard. “O tema do Met Gala 2024, explorando os efeitos do tempo na natureza, desperta uma grande variedade de emoções e inspirações. Este conceito oferece aos estilistas uma riqueza de possibilidades para explorar, desde os elementos terrestres, como a textura da areia e a beleza das flores, até as profundezas misteriosas do mar, com suas águas brilhantes e as lendárias sereias. A abordagem criativa desses profissionais pode ser percebida na escolha de materiais naturais e na aplicação cuidadosa do artesanato, resultando em peças que não apenas refletem a natureza, mas também a transcendem, transformando-a em poesia da moda.” completa.
Para uma roupa aparecer no tapete vermelho do Met Gala o trabalho principal é do estilista que projeta o look. Entretanto, existem outras pessoas que tornam aquela vestimenta possível. De acordo com um levantamento realizado pelo Who What Wear, apenas no vestido da modelo norte-americana Gigi Hadid mais de 70 pessoas estão por trás da confecção com 2.8 mil miçangas, e que levou 5 mil horas para ficar pronto. Com isso, a preparação das roupas para o evento se tornam uma das partes mais importantes para que uma figura pública esteja à frente dos holofotes.
Larissa ainda afirma que muitos dos convidados do encontro exibiram looks grandiosos e que conversam diretamente com o tema. Porém, de formas criativas. “Os visuais apresentados no Met Gala deste ano são verdadeiras obras de arte. Cada um com sua própria história para contar. O vestido de Elle Fanning, com suas camadas de chiffon meticulosamente aplicadas à mão para criar a ilusão de vidro pela Balmain, é uma verdadeira proeza técnica. O look de Anok Yai, com seu tule ricamente bordado com cristais que evocam as texturas da água, é uma interpretação única e deslumbrante do tema. E, por fim, o vestido de Zendaya, inspirado em mitologias antigas e elaborado com a técnica de retrogradação da Maison Margiela Couture, é uma fusão perfeita de história e inovação, capturando a imaginação de todos os presentes. Esses visuais não apenas brilharam no tapete vermelho, mas também deixaram uma marca indelével na história da moda, mostrando o poder da criatividade e da expressão artística.”
O Met Gala 2024 serviu como palco para grandes celebridades exibirem peças incríveis e de grandes estilistas. Dessa forma, dando ainda mais espaço para arte e expressão dentro da grande indústria de moda!