O clima no Rio de Janeiro é de expectativa para o grande confronto entre Botafogo e Palmeiras, que acontece na próxima quarta-feira (17), às 21h30, no Estádio Nilton Santos. Mais do que um simples jogo da 17ª rodada do Brasileirão, este encontro marca o reencontro de dois gigantes que protagonizaram uma das disputas mais emocionantes pelo título do ano passado. E na Parimatch, o Botafogo é favorito: jogando em casa, o clube carioca conta com odd de 2.77, enquanto o Palmeiras tem odd 2.89. As odds de empate é de 3,35 – e as odds têm margem 0%.
Novamente o Botafogo aparece como líder do Campeonato Brasileiro. Hoje com 33 pontos após a 16ª rodada, a equipe leva vantagem sobre o Palmeiras por gols pró, o quarto critério de desempate (depois de pontos, vitórias e saldo de gols). Mesmo com 22 rodadas pela frente, estar no topo nessa altura do campeonato é um sinal importante na briga pelo título, que não vem desde 1995. Nas últimas 10 edições do Brasileirão, seis times que lideravam a essa altura terminaram com a taça.
Nesta temporada, ambos os times ostentam campanhas vitoriosas na disputa pelo título. O Botafogo, sob o comando experiente de Artur Jorge, busca consolidar sua liderança e provar que a equipe tem cacife para brigar até o fim. São 23 jogos com o português no comando, com 15 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O clube vem de três vitórias seguidas nas últimas três rodadas que o alçaram ao topo do Brasileirão.
Já o atual vice-líder Palmeiras, comandado pelo multicampeão Abel Ferreira, quer apagar a memória da derrota na Supercopa do Brasil e mostrar que ainda é o grande favorito ao título.
No confronto direto, o histórico é equilibrado. Em 103 jogos, o Botafogo venceu 30, o Palmeiras 39 e houve 34 empates. O Verdão leva a melhor no saldo de gols (154 a 128). No entanto, o retrospecto recente favorece o Fogão, que venceu o último encontro entre as equipes, pelo Brasileirão de 2023. Quem vencer assume a ponta.
Para esta partida crucial, o Botafogo terá dois reforços importantes: Igor Jesus e Allan, que já treinam com a equipe há algumas semanas. A dupla deve ao menos ser relacionada para o jogo e pode até mesmo estrear. Já o Palmeiras recebe de volta o volante colombiano Richard Ríos, que disputou a Copa América pela seleção colombiana.
E o meia-atacante argentino Thiago Almada, contratação mais cara da história do Botafogo, teve o seu nome publicado no sistema da CBF na última semana, com Igor Jesus, mas só vai estrear pelo Botafogo em agosto. Neste momento, o jogador está com a seleção da Argentina sub-23 na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.