JORNAL MILÊNIO VIP - Magé organiza mais uma campanha de doação de sangue

Notícias

Magé organiza mais uma campanha de doação de sangue

Publicado na edição 167 de Maio de 2019

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Saúde e em parceria com o Hemorio, realizará a 2ª edição da campanha de doação de sangue em 2019. Assim como foi em fevereiro, a campanha terá dois dias, sendo realizada nos dias 26 e 27 de junho, das 9h às 15h, no auditório do Hospital Municipal de Magé. 

A parceria é de grande importância para a cidade tanto pela necessidade de abastecer os estoques do banco de sangue quanto pela expectativa dos mageenses doadores que já são adeptos dessa campanha de solidariedade. Nas últimas edições, as expectativas foram superadas e as metas das campanhas foram alcançadas.


De acordo com dados do Hemorio, cada bolsa de sangue pode salvar quatro vidas. O Hospital Municipal de Magé faz, em média, 80 a 120 transfusões mensais, além de distribuir bolsas de sangue para todas as unidades do município. Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes como: hemácias, plaquetas, plasma e outros, para beneficiar mais pacientes através de uma doação.


Condições básicas para doar sangue:

– Sentir-se bem, com saúde;
– Pesar acima de 50 kg;
– Ter entre 16 e 60 anos de idade (pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização);
– Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em território nacional.

Recomendações para o dia da doação:

– Nunca vá doar sangue em jejum;

– Repouso mínimo de seis horas na noite anterior;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
– Evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação;
– Evitar alimentos gordurosos.