JORNAL MILENIO VIP

Histórias de Magé

CURIOSIDADES HISTÓRICAS

Muita gente confunde o significado da festa do dia 09 de junho. Em 2013 comemoraremos 448 anos de colonização portuguesa (iniciada em 1565) e 224 anos de criação da vila de Magé. A vila de Magé foi criada por ato do vice-rei dom Luis de Vasconcelos e Souza, em 09 de junho de 1789, sendo a Câmara Municipal de Magé instalada em 12 de junho do mesmo ano. A comarca de Magé é mais recente, data de 1835.

A CAPELA DO BONFIM
A capela do Bonfim foi construída pela Sociedade Musical Recreio Mageense, em terreno doado pelo sócio Manoel Gonçalves da Costa, e inaugurada em 1876, como noticia o Almanak Laemmert. A data de 28 de agosto de 1883 encontrada na fachada da igreja diz respeito apenas a construção da torre sineira e da sacristia.

MERCADO IMOBILIÁRIO
Segundo a Prof.ª Fania Fridman (UFRJ), desde os tempos da colônia, os imóveis em Magé são os mais caros do estado do Rio de Janeiro.

PRINCIPE DOS JORNALISTAS
Em de 19 de julho de 1865 nasce no município de Magé o jornalista e político Alcindo Guanabara, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, eleito Príncipe dos Jornalistas Brasileiros, pela Associação Brasileira de Imprensa, em 1915.

80 ANOS DE MANE GARRINCHA
Em 2013 comemoraremos ainda os 80 anos de nascimento de Manoel Francisco dos Santos, o popular Mané Garrincha, bicampeão mundial de futebol, nascido na vila operária de Pau Grande, em 28 de setembro de 1933.

CANAL DE MAGÉ
O canal de Magé foi mandado construir em 1847 pelo Visconde de Sepetiba, então presidente da província do Rio de Janeiro. O Comendador Guilherme Pinto de Magalhães foi o empreiteiro que realizou a obra e, por isso, a praça em frente a capela de São Pedro recebeu o seu nome (Praça Comendador Guilherme).

CARNAVAL CENTENÁRIO
No dia 14 de dezembro de 1900 foram fundadas em Magé duas escolas de Samba: a Flor de Magé e a Flor da Mocidade, esta última desaparecida há uns quarenta anos. A Escola de Samba União do Canal é mais recente: data de 1936.

A IGREJA CATÓLICA EM SANTO ALEIXO
Em 1747 foi consagrada a capela de Santo Aleixo, erguida por José dos Santos Martins. Em 1913 é construída a capela de Nossa Senhora da Conceição de Andorinhas. A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santo Aleixo foi criada em 08 de dezembro de 1960 por Dom Manoel Cintra, bispo de Petrópolis. A primeira missa na atual igreja de Nossa Senhora da Conceição e Santo Aleixo, erguida no local da antiga capela de Andorinhas, ocorre u em 08 de dezembro de 1983.

A edição do jornal Diário Carioca de 29/12/1932 traz na coluna social a notícia do noivado da poetisa Risoleta Goulart da Silveira, filha de Manoel Francisco da Silveira e Elvira Goulart da Silveira, com Carlos de Aquino Correa, funcionário da rede ferroviária e acadêmico de direito. Você sabia???