JORNAL MILENIO VIP

Histórias de Magé

PROJETO DE INTERVENÇÃO AMBIENTAL PARA TRATAMENTO DA MIRINDIBA DO MORRO DO BONFIM

HISTÓRICO: Durante o último carnaval foi feito a denuncia ao Biólogo Leandro Vidal da Secretaria de Meio Ambiente, sobre a queda de um dos dois principais troncos da árvore Mirindiba do Morro do Bonfim (Lafoensia Glyptocarpa sp) espécie que data mais de 200 anos de vida, sendo hoje símbolo do município de Magé, a árvore já havia sido alvo de duas intervenções no ano de 1981 onde a AMMA ( Associação de Meio Ambiente de Magé) fez uma assepsia mo interior da base de seu Caule, e novamente no na década de 90 onde foi feita nova limpeza em sua base e construção de um canteiro ao seu redor com aproximadamente 1.00 m de altura, que foi preenchido com adubo orgânico.   


Foto 01: Mostra o tronco da árvore que se partiu e ficou preso em sua copa. 

 

RELATÓRIO TÉCNICO DE VISTORIA

I-Análise previa: Em vistoria ao local pode-se observar a presença de vestígios de fogo, o que pode ter favorecido a quebra de um de seus dois troncos que ficou preso sobre a copa da árvore, o que ocasionou uma situação de risco para a árvore, devido a sua idade avançada e pelo fato do outro tronco esta com sua base oca. No local havia muito lixo, de acordo com a equipe técnica que vistoriou o local a Mirindiba esta em processo avançado de degradação, esta bem parasitada por fungos, insetos e vegetais, e necessitando de cuidados urgentes através de poda e assepsia, além da adubação do solo. Ficando responsável pela intervenção a Secretaria de Serviço Público sob a orientação de Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e agricultura. 

II- medições: A Mirindiba do Morro do Bonfim mede aproximadamente 12m de altura, a circunferência em sua base é de 4.50m; Seu DAP (Diâmetro a Altura do Peito) é de 1.44m.

III- Localização: Esta localizada no alto do Morro do Bonfim a uma altura de 65pés e esta posicionada nas Coordenadas Geográficas: S 22°39`06.4” e WO 43°02`12.9”.


Foto 02: Mostra a Base da árvore com vestígios de fogo e parte do curativo que foi colocado nas ultimas intervenções realizadas.

RELATÓRIO DE INTERVENÇÃO AMBIENTAL: A força tarefa composta pelas Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviço Público em parceria com a AMMA realizou no dia 07/03/12 a limpeza da árvore com a utilização de 02 Caminhões Munck, 01 Caminhão de Reparo e 01 Moto Serra. Técnicos experientes em poda de risco coordenados pelos Secretários Robson e Marcos Peçanha fizeram o trabalho desmembrando o tronco que estava sobre a copa da árvore e retirando suas partes cuidadosamente para que a árvore não fosse abalada. A Secretaria de Agricultura se encarregou de enviar amostras do solo ao redor da árvore para análise.

Foto 03: Mostra a operação realizada para a retirada do tronco.

Após reunião realizada entre os Técnicos das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e representantes da AMMA, coordenada pelos Doutores Aluisio e José Luiz Xaves, foi estabelecido em comum acordo a realização das seguintes ações:

I- Realização da Limpeza dos Vegetais Parasitas que estão na copa da árvore;
II- Retirada de aproximadamente 0.30m da terra adubada que esta dentro do canteiro construído ao redor da árvore, com objetivo de avaliar possível decomposição causada por fungos na base de seu caule;
III- Aplicação de composto à base de Cobre nas áreas afetada por fungos, no curativo da árvore e nas podas;
IV- Poda das pontas secas da árvore;
V-Assepsia e colocação de curativo na base onde o tronco se quebrou;
VI-Adubação orgânica com a utilização de Bokashi (Adubo a base de microorganismo que trabalham em simbiose com os vegetais), húmus de Minhoca e esterco desidratado ao redor da árvore em um raio de aproximadamente 20m;
VII-Escoramento da copa em três pontos estratégicos, com objetivo de sustentar a mesma, pôs, a árvore se encontra com o caule abalado e sua copa se estende por mais de 20m em duas direções contrarias forçando a árvore para baixo;
VIII- Colocação de Cerca para impedir o acesso de pessoas;
IX-Isolamento da área sob intervenção ambiental;
X-Colocação de Placas sinalizadoras e de Educação Ambiental;
XI- O tronco que se quebrou será utilizado na confecção de Bancos para o Morro do Bonfim, além de souvenis para serem distribuídos em campanhas de Educação Ambiental, realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Educação e a AMMA.


Foto 04: Mostra os Técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reunidos em prol da Mirindiba.

CONCLUSÃO:  Devido á importância desse projeto que tem como objetivo cuidar da Mirindiba do Morro do Bonfim, que por sua vês é o símbolo ambiental do Município de Magé. Fica sugerido por esse projeto a limpeza de toda a área de visitação do Morro do Bonfim a ser realizada Pela Secretaria de Serviço Público, o Plantio de Árvores nativas incluindo exemplares da Mirindiba na localidade do Morro do Bonfim, a reforma da Igreja do Morro do Bonfim que já esta sendo realizada pelos representantes da Igreja Católica e Membros da Sociedade, o desenvolvimento de Projetos de Educação Ambiental a serem realizados Pelas Secretarias de Meio Ambiente, Educação e pela AMMA, além das demais Secretarias em parceria com a sociedade, a realização de eventos que mobilizem toda a sociedade e a responsabilidade assumida pela AMMA desde 1981 em cuidar do nosso patrimônio ambiental.

“PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É UM DEVER NOSSO – JUNTE-SE A NÓS”
 

Leandro Vidal Santos

Biólogo Especialista em Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente