JORNAL MILENIO VIP

Histórias de Magé

Irmã Maria Cordélia da Eucaristia (Mercedes Teixeira dos Santos)

Nasceu no dia 15 de março de 1903, em Magé e faleceu no dia 29 de janeiro de 1985, na cidade do Rio de Janeiro.

Mercedes fez seus estudos com as Irmãs de Caridade, em Petrópolis, no colégio Santa Isabel, onde se formou no curso normal (Formação de Professores).

Exerceu suas funções de professora primária em Magé, até 1931, quando licenciou-se para entrar no noviciado, em Vila Isabel para a congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Lourdes.

Em 03 de julho de 1934, fez os primeiros votos.
Logo após sua profissão, foi destinada a comunidade São Clemente, onde assumiu uma classe de curso primário e a catequese.

Era simples, humilde e muito amiga dos pobres.
Quando foi transferida para João Pessoa, na Paraíba, empenhou-se com o governo do Estado e conseguiu verbas para fundar a escola gratuita São José situada na avenida Marechal Deodoro, da qual foi a primeira diretora e professora. Lá permaneceu de 1946 a 1952, sempre ativa e empreendedora.
Em 1952, foi transferida para Monteiro, também na Paraíba.

Em 1953, foi nomeada Superiora de Santigo no Chile, onde ficou até 1959. Em 1958, ano centenário das aparições de N. Sra. em Lourdes, na França visitou Lourdes com um grupo de peregrinos Chilenos, orou na gruta, acompanhou procissões.

Em 1960, foi nomeada supervisora de La Loncorde, em Bruxelas, até 1963, quando foi transferida para Hatch End, em Londres, onde exerceu o Economato até 1967.

Depois de uma estadia de alguns meses em Via Sistina, Roma, voltou ao Brasil, prosseguindo sucessivos deslocamentos: Itapina – Espírito Santo, São Clemente, Vila Isabel e finalmente, São Clemente, onde veio terminar seus dias na terra.

Com muito amor e devoção, celebrou seu Jubileu de Ouro de Profissão Religiosa.

“Paz à sua alma, no repouso eterno dos Santos”!