JORNAL MILÊNIO VIP - Novos tempos, novos pais

Colunistas - Neuza Carion

Novos tempos, novos pais

Publicado na edição 162 de Agosto/Setembro de 2017

O tempo passa, tudo muda... Vivemos tempos sem igual, que desafiam tudo o que a experiência humana acumulou ao longo de sua existência. São tempos em que a realidade se transforma e muda numa velocidade e com um alcance que muito poucos puderam prever - sequer sonhar. O tempo passa, tudo muda... Ou quase tudo! Há coisas que permanecem além do tempo. Entre elas a necessidade de se transmitir as novas gerações o conhecimento do necessário para sobreviver. 

Tradicionalmente cabia à mulher cuidar e ensinar. Ao homem cabia o papel de protetor e provedor. Mas o tempo passou - e isto também mudou. As mulheres passaram a exercer atividade profissional colaborando com, ou assumindo, o sustento da família, por isto precisaram compartilhar as tarefas do cuidado dedicado aos filhos.  

Esta troca, ainda que parcial, de papéis, a princípio se deu de forma muito injusta.  Embora aceitassem a participação das mulheres no que até então era sua responsabilidade exclusiva, os homens não viam a necessidade de participar nas funções que até então eram exclusivamente delas. Mas o tempo passa... e para evoluir  é  preciso mudar! 

Para mim, parece claro que as gerações nascidas no final do século passado estão sendo as principais protagonistas dessa (r)evolução. E antes que eu me estenda em teorias: como o exemplo perfeito dessa nova visão, quero (com a devida autorização) compartilhar trechos da bela declaração feita através de uma rede social pela minha querida amiga Danielle Guerra Falcão Gonçalves

EDU, meu amor, feliz dia dos pais! Quanto orgulho tenho de você... Que pai maravilhoso você se transformou. Fico admirada com seu dom para ser pai. Você poderia dar aulas para os papais de primeira viagem. Vamos montar um curso com uma equipe de profissionais também? Você aprendeu tudo e pratica até hoje. 

Você deu e dá muito amor, base de tudo. Você deu e dá banho, trocou muitas e muitas fraldas (com número 1 e número 2, rsrsrs), deu e dá comida, fez mamadeira, deu mamadeira, ensinou a dar os primeiros passos - haja coluna, nunca mais a mesma! Passou e passa noites de sono acordado, comigo ou alternando comigo, brincou e brinca de tudo com os nossos pequenos, deu e dá comida, buscou e busca no Colégio. Sempre me acompanhou nas consultas pediátricas, o tratamento do Pedro sempre alternando comigo em todos os segmentos e com os profissionais. Acompanhou as duas gestações comigo nos médicos, em todas, nunca fui sozinha, você sempre comigo. Incentiva e leva os nossos pequenos para os esportes: karatê, basquete, futebol, natação... Na hora dos partos você estava lá, na sala de cirurgia, firme e forte comigo... E ainda se esforçando para dar conta de fotografar e filmar porque eu queria os dois... Só pra me agradar... Não é meu amor?! Sempre com seus filhos... Sempre comigo... Um exemplo de pai, de ser humano, para os seus filhos: trabalhador, inteligente, amigo, pontual, estudioso, leal, íntegro, brincalhão, cheiroso, vaidoso, um abençoado marido, honesto, um gato, lindo... Ih, ficaria até amanhã falando dos seus atos e qualidades, lindos de se ver... Você não é um homem de muitas palavras e sim de atos muito nobres. 

Quis escrever tudo isso para eu, principalmente, não correr o risco de esquecer um dia o quão você é maravilhoso e uma benção para nossos filhos e para mim. Tenho medo de a minha memória esquecer. Apesar do que, tenho certeza que o meu coração jamais esquecerá. Você é um milagre de Deus na vida de nossos filhos e na minha também. Um lindo exemplo de pai, Homem. Você é o nosso herói! Agradeço a Deus, e também à minha sogra Maria Helena Ribeiro e ao meu sogro Mauro Gonçalves pela linda educação e instrução que te deram. Você teve ótimos exemplos, seus pais. Parabéns para vocês três Edu, Maria Helena e Mauro. Feliz dia dos pais meu Edu e sogrão! Muita saúde, paz e amor para vocês três. 

Feliz dia dos pais meu Edu. Eu, Lucas Falcão Gonçalves e Pedro Falcão Gonçalves amamos muitooooooo você! Edu, Deus te abençoe, guie e ilumine todos os dias! Três abraços muito, muito apertados e muitos beijos.

Neuza Carion
Conheça o perfil pessoal de nosso colunista ou outros artigos publicados por ele
Clique Aqui